domingo, fevereiro 19, 2006

Pilotis

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda : Pilotis é o conjunto das colunas que sustentam uma edificação, deixando área livre para circulação no pavimento térreo.
Eles são elementos construtivos que constituem uma das características da arquitetura moderna.
A expansão e o adensamento das cidades levaram a algumas alterações deste conceito, hoje os pilotis nos pavimentos térreos dos edifícios não são apenas áreas livres destinadas a circulação de pedestres, em geral elas abrigam áreas de recreação e vagas de garagem.
Os usos destes espaços nos prédios construídos em Florianópolis é disciplinado pelo Plano Diretor do Distrito Sede do Município.

Lei Complementar nº 001/97

Art. 51 - A variação do número de pavimentos está estabelecida na tabela do Anexo IV, que fixa o número máximo de pavimentos (gabarito) permitido em cada área.

§1° - Não serão computados, para efeito único de determinação de gabarito, os subsolos, dois pavimentos-garagem, os áticos ou andares de cobertura quando a área coberta não ultrapassar ½ (um meio) da superfície do último pavimento da edificação, sótãos, chaminés, casas de máquinas e demais instalações de serviço implantadas na cobertura, e os pavimentos em pilotis, quando abertos e livres no mínimo em 80% (oitenta por cento) de sua área. (
NR5)

A corrupção e tráfico de influência são especialmente perceptíveis com relação ao uso dado aos pilotis dos edifícios, distorções de toda ordem são registradas, a mais comum é o fechamento completo dos pilotis que passam a abrigar instalações comerciais.
O desconhecimento de uma grande parcela da população em relação aos usos permitidos para os pilotis faz com que este tipo de crime urbanístico geralmente passe desapercebido.